PersonalRunner

"Através de três métodos podemos aprender a sabedoria: primeiro, por reflexão, que é mais nobre, o segundo, por imitação, que é mais fácil, e terceiro, por experiência, que é a mais dolorosa." Confúcio

segunda-feira, 25 de julho de 2011

Chá disso...chá daquilo...

Bebida mais consumida depois da água, o chá traz benefícios para o corpo e a mente. Gostoso, saudável, sem gordura nem calorias, é nosso aliado contra os efeitos nocivos dos chamados radicais livres, substâncias associadas a processos degenerativos e ao envelhecimento.
 O chá, portanto, é excelente no dia-a.dia para quem se preocupa com a qualidades de vida.




Os chineses e os japoneses bebem chá quente (de preferência, chá verde) durante as refeições, nunca água gelada ou bebidas geladas. Líquidos gelados durante e após as refeições solidificam os componentes oleosos dos alimentos, retardando a digestão. Reagem com os ácidos digestivos e serão absorvidos pelo intestino mais depressa do que os alimentos sólidos, demarcando o intestino e endurecendo as gorduras, que permanecerão por mais tempo no intestino. Daí o valor de um chá morno ou até água morna depois de uma refeição. Facilita a digestão e amolece as gorduras para serem expelidas mais rapidamente, o que também ajuda no emagrecimento.


Em algumas regiões os chás são bebidos em xícaras (Chávenas) sem pega ( alças) pelas seguintes razões:
  • Se você consegue segurar com as mãos, é porque a temperatura do chá está apropriada para o consumo.
  • Se queimar as mãos e não conseguir segurar é porque pode fazer mal.

Os chás podem ser preparados  de diversas maneiras, algumas já bem conhecidas, outras nem tanto:

Infusão: O método mas conhecido, consiste em colocar água fervendo sobre as ervas, deixando-as em repouso, e abafando-as por cerca de dez minutos para consumi-lo posteriormente.

Decocção: Nesse método, as ervas são colocadas em um container com água fria, e depois são fervidas por cerca de dez minutos. Após esse processo, elas devem ser coadas para consumo.

Maceração: Nesse processo, as ervas ficam de molho na água fria por cerca de doze horas, para que as vitaminas  e os sais minerais sejam preservados.

Cataplasma: As plantas são socadas ate formarem uma papa, para ser colocada na região onde a pessoa está sentindo dor, entre dois panos, frios ou quentes.

Banhos: A hidroterapia difunde muito os banhos de ervas, que sempre apresentam bons resultados paras as pessoas, como relaxamento, por exemplo.



Os chás mais falados e tomados e seus efeitos:

Chá verde - É o queridinho do momento. Desintoxica, acelera o metabolismo, combate o colesterol ruim, melhora o trânsito intestinal e combate os radicais livres. Tome de três a quatro xícaras por dia sem adoçar.

Chá branco - Retirado da mesma planta do chá verde, possui as mesmas propriedades, mas algumas são mais fortes. Combate doenças do coração e câncer.

Camomila - Calmante natural, é excelente para insônia. Indicado também para gases e flatulências.

Hortelã - Previne vermes e relaxa.

Erva-doce - Relaxa e alivia os gases.

Boldo do Chile - Ótimo para azias e mal-estar originados do fígado. Trata enxaquecas, gases e dores de estômago. Favorece a digestão de gorduras.


Guaco - Reduz a tosse.

Alecrim  . Tem uma acção estimulante sobre a digestão e o pâncreas. É excitante, desinfectante e diurético. É bom para a anemia, asma, gripe, reumatismo, dores articulares, falta de apetite e tosse. Estimula a menstruação e expulsão de gases.

Alfazema . Alivia a tosse e bronquite. 

Alho . O chá de alho é óptimo para diabetes, hipertensão arterial, colesterol, gota e constipações.

Avenca . Utilizam-se as folhas em infusão em casos de rouquidão, catarro e tosse.

Erva-cidreira - Combate a dor de cabeça.

Chá de Cene - Laxante poderoso, deve ser utilizado com moderação e prescrição médica, pois, em excesso, resseca as mucosas do organismo e pode causar desidratação.

Carqueja - Diurético, reduz os níveis de açúcar no sangue

Capim-limão - Facilita a digestão e reduz a retenção de líquidos.

Chá mate - É estimulante, pois possui cafeína.

Chá preto - Rico em flavonóides, previne doenças cardíacas.

Gengibre - Estimulante, melhora o ânimo e confere disposição. Tem ação antiinflamatória, sendo utilizado para dores de garganta.

Cavalinhaou equisseto -  É diurético, antiinflamatório, adstringente genito-urinário e evitalizante,além de ter propriedades diuréticas o que ajuda a desintoxicar o corpo.
Canela - Para dores de estômago toma uma infusão de canela. 

Carqueja  - Erva digestiva, indicada para diabéticos, em anemias, reumatismos e doenças venéreas. Melhora a circulação sanguínea, gripes, constipações, enfermidades do baço, bexiga e fígado, cálculos biliares, diarreias, febres e afecções do aparelho urinário.
Cáscara-Sagrada  - É a casca de uma planta americana que exerce uma acção laxativa e restabelece o tónus natural dos intestinos. Indicada para substituir laxantes agressivos que provocam cólicas muito fortes, pois não apresenta a necessidade da utilização contínua e diária.

Castanha da Índia - Auxilia no tratamento e prevenção de varizes e hemorróidas, aumentando a resistência e tonificando as veias e artérias. Proporciona alívio da dor e do cansaço nas pernas. O efeito é percebido 15 a 30 minutos após a ingestão.


Fonte:
                 Tenham uma boa semana!
                     Janaína Grossi

Sem comentários:

Enviar um comentário