PersonalRunner

"Através de três métodos podemos aprender a sabedoria: primeiro, por reflexão, que é mais nobre, o segundo, por imitação, que é mais fácil, e terceiro, por experiência, que é a mais dolorosa." Confúcio

segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Hidroginástica e Osteoporose

Depois de muito ouvir aqui em Portugal que o médico indicou a hidroginástica (o que não é comum no Brasil) resolvi pesquisar o porque disso e acredito que está é a melhor resposta dentre tantas pesquisadas...

 A hidroginástica é boa para a Osteoporose? Ser boa, não significa que atua diretamente na origem do problema ou no problema. Fisiologicamente, a hidroginástica é um bom tratamento complementar para a osteoporose porque é através dos exercícios de força utilizando a resistência da água, que se mantém e se aumenta a força muscular da pessoa. Essa força muscular aumentada, por sua vez, auxilia na diminuição da intensidade do stress imposto ao osso, prevenindo possíveis fraturas, muito comuns em quem tem osteoporose. Ou seja, a hidroginástica tem uma relação indireta no combate à osteoporose.

E afinal de contas, que tipo de exercício ajuda a calcificar os ossos?. A resposta também é muito simples. Caminhada. É a caminhada que promove a calcificação do osso através do impacto com o solo. Pessoas que caminham muito ou correm, têm uma densidade óssea maior que a média. Por outro lado, pessoas que caminham pouco ou não caminham, têm a densidade óssea abaixo dos níveis recomendados.

Desta forma, um bom tratamento para a osteoporose vai ser composto de exercícios de caminhada para auxiliar na calcificação dos ossos, exercícios de hidroginástica para ajudar a melhorar a força muscular, que sustenta os ossos, e administração de cálcio e colágeno na dieta alimentar feita por um nutricionista, porque a parte dura do osso é composta basicamente por cálcio e, a parte mole por colágeno.


Sem comentários:

Enviar um comentário